Projeto de Renato Tavolaro Arquitetura, com coordenação da arquiteta Débora Nanni, esta cozinha no Itaim foi executada pela Leicht.

Leicht-Itaim-Bibi-71

Natália Mazzoni – O Estado de S.Paulo – Publicação original aqui: http://blogs.estadao.com.br/casa/mais-espaco-para-a-chef/

Trazer a cozinha de uma jovem chef para a área social da casa foi o ponto de partida para o projeto tocado pelos arquitetos Renato Tavolaro e Thais Borgetti, da Leicht, fabricante alemã de mobiliário para cozinha.
O apartamento de 250 m² no Itaim passou por uma reforma para transformar a área da varanda em uma cozinha mais espaçosa que a da planta original. “O apartamento tem uma varanda grande, que agora funciona como extensão do living. Foi isso que possibilitou destinar uma grande parte da metragem para a área gourmet”, diz Thais. Contribuindo para aumentar a integração dos ambientes, em toda a área social foi usado um piso cimentício.

74792

A nova cozinha, onde os convidados da família se reúnem, foi planejada pelos arquitetos para ocupar 48 m². Uma porta de madeira de correr a separa da “cozinha funcional”, feita para os preparativos dos pratos nos dias de casa cheia e também para as refeições do dia a dia. A pequena biblioteca da chef, com livros de receitas, fica exposta em prateleiras e o alguns dos quadros estão apoiados em uma bancada. Na frente do balcão com cooktop, um bar com chopeira e cristaleira serve de apoio para as festas. “Objetos de arte e decorativos e livros também se inserem na área da cozinha, seguindo o conceito de integração total dos espaços do apartamento. Isso foi um pedido dos moradores e funcionou bem na decoração”, explica a arquiteta.

74790

Da varanda do apartamento não veio apenas o espaço para ampliar a cozinha: a luz natural que entra por lá é também muito bem aproveitada. “Pela preocupação dos moradores com o baixo consumo de eletricidade e água, prezamos a iluminação natural e o uso de lâmpadas do tipo LED, que gastam menos”, diz Renato Tavolaro.

A mesa de jantar acomodada na cozinha gourmet sempre chama a atenção das visitas. Comprado na Micasa e assinado pelo alemão Konstantin Grcic, o móvel tem tampo de aço inspirado em uma asa de avião. Materiais como silestone, aço inox, madeira e concreto se misturam para dar a cara dos moradores, jovens, ao espaço. “Gosto da volumetria dos móveis, do contraste de texturas e a forma como isso tudo une os ambientes. O escritório do arquiteto Renato Tavolaro pensou esse projeto para que o resultado fosse ter paredes com personalidade em um lugar útil e leve”, acrescenta a arquiteta.

74793

74791

Deixe uma resposta